top of page

Como o feedback pode ser um aliado da organização em tempos de crise


Assim como eu você já deve ter lido reportagens, ou até mesmo presenciado, líderes falando dos seus liderados, e liderados reclamando dos seus líderes, neste momento de pandemia. Por isso quero ressaltar com esse artigo a importância do feedback e o impacto que ele tem na organização.

Estamos passando por um momento onde muitas empresas se sentem perdidas com relação ao amanhã e isso não é diferente para os colaboradores. A incerteza do que virá, traz consigo ansiedade, estresse, sentimento de incapacidade e muito mais.

Mas tudo isso pode ser amenizado com a aplicação de feedbacks pontuais, afinal essa ferramenta pode ser aplicada tanto no momento de gerenciamento de crise quanto no desenvolvimento e motivação do pessoal.

"Para apontar caminhos de desenvolvimento para uma pessoa, ainda não descobri nada mais rápido, barato e eficaz do que um bom feedback."(João Carlos Rocha)

Vamos entender então o que é feedback?

Feedback é uma ação, uma resposta a determinado pedido ou acontecimento. Essa ação revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo. Este processo deve ocorrer através do fornecimento de informações para o aperfeiçoamento do desempenho de uma pessoa.

Qual a importância do feedback?

Esse processo é muito importante, porque através dele o colaborador consegue identificar os pontos que precisa melhorar, e os pontos que está performando. E isso impacta diretamente no desempenho do mesmo.

Dar feedback não é um processo fácil, tanto para quem dá quanto para quem recebe. Requer entender as pessoas e a maneira como reagem, para aprimorar sua capacidade de dar retorno. Cada pessoa tem uma forma de reagir a esse processo e cabe ao líder saber lidar com essa forma no momento da aplicação do feedback.

Infelizmente existem muitas organizações que ainda não adotaram a prática do feedback, o que não é nada bom. Pois, pesquisas apontam que esperar muito tempo para aplicar um feedback a determinado colaborador pode agravar situações que precisam ser corrigidas e acabar desmotivando os colaboradores por não comemorar as vitórias obtidas.

Percebe o quanto pode ser prejudicial à empresa a falta do feedback?

A forma como o feedback é aplicado está intimamente ligado à sua eficácia, e a definição da reposta que será dada ao mesmo.

Mas como aplicar feedbacks? Aqui seguem algumas dicas para uma boa aplicação do feedback:

  • Se prepare: Faça uma análise do que pretende falar, fazendo um balanço dos pontos positivos e negativos.

  • Escolha o ambiente: Esse passo é muito importante, é necessário que seja um local neutro, que não haja interrupções.

  • Defina limites: Antes de iniciar o feedback é aconselhável pedir que enquanto você fala o receptor escute e aguarde sua hora de falar. Isso evita, respostas impensadas, de bate pronto que podem gerar uma tensão, reduzindo o feedback há um jogo de acusações e defesas.

  • Inicie de forma leve, use alguma técnica para quebrar o gelo. Se concentre nos pontos positivos nesse começo, isso faz com que o receptor se abra para receber o feedback, diminuindo suas defesas. Reforce sua opinião com exemplos, isso ajuda o receptor perceber que realmente foi notado.

  • Conclusão: Reforce os pontos mais relevantes do feedback. Aqui vocês podem definir juntos, um plano de ação para alcançar a melhoria proposta no feedback.

É muito importante que você mantenha um roteiro que pode ser como o apresentado acima, não dê um feedback sem antes se preparar isso evita que você fale algo desnecessário. Seja específico na aplicação, sempre apresentando exemplos e argumentos palpáveis. Tenha empatia e mantenha o equilíbrio, não elogie nem critique demasiadamente. Mantenha sua atenção no receptor, em como ele reage às suas colocações. Mesmo em silêncio a expressão facial e corporal podem te ajudar a identificar se o feedback está sendo bem recebido, ou se está piorando a situação. Escute também, esse momento não deve ser apenas unilateral, ouvir o que o receptor tem a dizer é muito importante, faça uma escuta ativa, prestando realmente atenção ao que ele tem a te dizer.

E como receber um feedback?

  • Escuta ativa é o primeiro passo para receber um feedback. Geralmente quando vamos receber um feedback, na nossa cabeça se inicia um diálogo mental e nesse processo muitas vezes não conseguimos prestar atenção ao que o outro está falando.

  • Então esteja atento, espere seu momento de falar sem ficar formulando respostas em sua mente. Se preciso peça para um tempo para analisar o feedback recebido e responder depois.

  • Demonstre interesse ao que está sendo dito;

  • Na dúvida não tire conclusões, faça perguntas, peça exemplos.

  • Vale discordar, mas procure entender as razões do que está sendo dito, mantenha sua mente e coração aberto.

  • Em caso de erros não hesite em se desculpar e demonstrar mudança de pensamento e atitude.

Faça anotações!

Tanto para quem dá o feedback quanto para quem recebe, é muito importante que se tome nota do que está sendo dito, para que nenhum detalhe relevante seja esquecido.

Dessa forma o feedback pode ser um aliado ao momento que vivemos. Tenho visto diversas reportagens falando e até mesmo reclamando do comportamento do colaborador no home-office ou nas empresas, mas será que esses colaboradores têm recebido feedback quanto a esses comportamentos? Será que estão sendo alertados quanto ao que precisam melhorar, mudar?

A aplicação do feedback traz esse retorno e possibilita mudanças.

Espero que esse artigo traga a nós a reflexão da importância dessa ferramenta que ainda é deixada de lado, por vários motivos que não justificam essa prática.

Meu nome é Vanessa Pereira e agradeço a sua leitura.

Deixe abaixo seu ponto de vista sobre o feedback. 

Se você já recebeu um feedback que foi relevante e alterou o curso da sua carreira fique à vontade para compartilhar com a gente.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page